Translate

01/10/20

Acervo 'Jornal da Vila' de Ilhabela

Por Edson Souza e Giliard Miguel
Colaboração: Arthur Carlos de Freitas

ATENÇÃO: todas as edições do referido “Jornal da Vila” foram digitalizadas pela equipe do Arquivo Ilhabela e transformados em PDF para futuras consultas e os originais estão armazenados na biblioteca particular da Empresa. Mais informações utilize o Fale Conosco


Jornal da Vila
Publicação da Estação Arte  Ilhabela
Editor 1: Roberto S. G. Piedade (do 01 até o 46)
Editor 2: Martin Júlio Ramos (do 14 ao 18)
Edições: 46 ao total  de 1992 até 1997.

Redatores:

Amaury Pontieri, Marcelo Ornellas, Alex Rodrigues Balestero, Ralf Bruder, Maria José Gomes, Janete Ribeiro, Maria Sílvia Von Schmidt, Luís Anhaia, Lídia Gurgel, Léo L. Nafalsky, José Paulo de Paula, Waleria Ribeiro Bueno, Márcia Merlo, Anny Flaquer, Clive Kelly, Míriam Zucarelli, Mônica Guimarães, Emiliano C. Bernardo, Eduardo Alves de Souza, Hercílio Falcone, Márcio Belo e Betinha Braga.


Em 1992, o “Jornal da Vila”, com sede na cidade de Ilhabela, começou como um boletim de cinema e vídeo. No início, as edições mensais cobriam o lançamento e as promoções da locadora “Vila Vídeo” localizada na Rua da Padroeira, núm. 37, sala 07, no centro de Ilhabela, tendo Roberto S. G. Piedade como Editor-Chefe e Jornalista/Redator: Amaury Pontieri.

Na primeira edição do “Jornal da Vila Vídeo” foi publicada em março de 1992 e tinha apenas quatro páginas. A partir da terceira edição, o panorama focou nas mudanças e passou a refletir a realidade na sensibilidade, cultura e ambiente da nação insular.

A publicação passou a incluir anunciantes e a partir da 7.ª edição o nome da publicação mudou para “Jornal da Vila”. Nova edição, contagem de páginas, novas abordagens e novos interesses. A revista decolou com o profissionalismo e dedicação da equipe, contando também com o suporte dos leitores e anunciantes.

Assim o “Jornal da Vila” mudou para uma identidade definida onde a mensagem se sobrepõe aos factos e até ao tempo. À medida que novas ideias e propostas eram consideradas, outro “layout” foi introduzido no veículo de informação, denominado Revista da Ilha e agora publicado em cores.

Ao todo foram publicadas 46 revistas em cinco anos, contendo muitas novidades, histórias e curiosidades sobre Ilhabela. A última edição foi publicada em maio de 1997. Todas as capas da coleção estão destacadas abaixo conforme a ordem de lançamento:






Nenhum comentário:

Postar um comentário