Translate

26/02/23

Palestras

Abaixo destacamos algumas palestras ministradas pelo jornalista Edson Souza e passeios guiados com roteiros definidos pela equipe do Arquivo Ilhabela.

► Palestra monitorada sobre “Pontos Turísticos de Ilhabela”. A equipe atendeu ao convite da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação; conduzindo o passeio pelos principais pontos turísticos da região norte e sul da cidade. As informações foram ministradas para os alunos do EJA — Educação de Jovens e Adultos — de Ilhabela.

► Palestra monitorada na sede da 'Fazenda Engenho D'Água'. A equipe do Arquivo Ilhabela atendeu ao convite da Secretaria de Cultura, ministrando o roteiro para os alunos do curso de Guia de Turismo em Ilhabela.


► Palestras monitoradas na sede do antigo “Museu Náutico” em Ilhabela. A equipe trabalhou com a temática dos naufrágios ocorridos na região para com as crianças das escolas públicas e privadas de Ilhabela, destacando as lendas e as curiosidades locais.

► Palestra sobre o livro 'Elias Romão Tempo Que é Bom que Era Aquele', de autoria de Edson Souza com a participação de Arthur Carlos de Freitas. O convite veio da Secretaria de Inclusão Social que somou às atividades do Arquivo Ilhabela a programação do projeto ‘Tribuzana’. A narrativa se deu na Casa do Caiçara em Ilhabela, com a participação dos membros das comunidades tradicionais, autoridades locais e do Ministério Publico de Caraguatatuba.


► Palestra sobre o tema “Patrimônio Edificado de Ilhabela”. A equipe do Arquivo Ilhabela atendeu ao convite da Escola Técnica Estadual (ETEC), ministrando as informações para os alunos do curso de Guia de Turismo de Ilhabela.
 

► Palestra monitorada na sede da 'Fazenda Engenho D'Água'. A equipe do Arquivo Ilhabela atendeu ao convite da Secretaria de Educação, ministrando o roteiro para os alunos do EJA — Educação de Jovens e Adultos — de Ilhabela.


► Palestra sobre o tema 'Pontos Turísticos de Ilhabela'; ministrada para os alunos do curso de Hotelaria e Turismo na escola “Século XXI”. Na ocasião, falou-se sobre as praias e cachoeiras da região norte, sul e leste de Ilhabela.


► Palestra monitorada na sede da 'Fazenda Engenho D'Água', em Ilhabela, para os membros da Melhor Idade em Ação. Neste encontro a equipe do Arquivo Ilhabela compartilhou sobre a história de criação da fazenda, detalhando os episódios em cada cômodo do imóvel.

► Palestra sobre o tema “As Lendas e o Folclore de Ilhabela”. A equipe atendeu a uma solicitação das secretarias de Cultura e Educação, ministrando as informações via ‘live’ para os professores da rede pública municipal.

► Participação no projeto “Tribuzana”. A equipe compartilhou seu depoimento sobre a criação do Conselho para as Tradicionais Comunidades Caiçaras. O encontro se deu no auditório do Paço Municipal, com a presença da equipe do Ministério Público Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário