Translate

02/10/20

Brasão de Ilhabela

O brasão de armas de Ilhabela foi instituído oficialmente pelo prefeito Geraldo Augusto Procópio da Cunha Junqueira (de 1956 a 1959), através da lei 08/58 de 24 de setembro de 1958.

O brasão é formado por um escudo azul, que simboliza a ilha como recanto pitoresco do litoral, de clima saudável e de céu anil. Emoldurando-o a uma bordadura de prata que simboliza o mar. Dentro do brasão a coroa de ouro lembra a princesa (nossa Senhora d’Ajuda / padroeira da cidade), em honra da qual foi dado o nome à antiga Villa Bella da Princesa.

O canhão de prata evoca os valorosos soldados que com bravura defendiam a entrada contra a invasão de piratas que cobiçavam estas terras. Acima do brasão a coroa mural de ouro simboliza universalmente a emancipação política municipal. Os ramos de cana nos flancos do brasão representam a base econômica da ilha, na época da instituição do brasão.

Em vermelho as datas 1502–1805 marcam o período reconhecido como o de descobrimento do povoado (por Américo Vespúcio em 20 de janeiro de 1502) e o de emancipação política da cidade (pelo governador e capitão General Antônio José da Franca e Horta).

A palavra “Ilhabela da Princesa” refere-se à princesa homenageada e serve para identificar o escudo, de cuja autoria foi do heraldista Sr. Salvador Taumaturgo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário