Translate

26/02/23

Quem Somos

O Arquivo Ilhabela® é uma iniciativa privada do jornalista e pesquisador, Edson Souza. Nativo de Ilhabela e filho dos pescadores, Enio Rafael de Souza e Maria Aparecida dos Santos Souza; com família formada na Baía dos Castelhanos.

Incentivado pelo avô Pedro Rafael de Souza (da Praia Vermelha); iniciou suas pesquisas sobre a história e cultura local em 1998, quando passou a colecionar jornais, fotos e depoimentos, criando um arquivo físico e digital sobre o município.

A promoção sobre o projeto chamou a atenção de doadores, que compartilharam arquivos — documentos, livros e entrevistas — para com o acervo. Assim nasceu a ideia de resgatar e conservar a história, memória e patrimônio cultural de Ilhabela.

Em 2011, foi publicado o primeiro livro pelo projeto com o título “Ilhabela de Mistérios: O Lado Preto e Branco da Historia”. Neste ano, o pesquisador iniciou os estudos para se formar em jornalismo, criando um portal na ‘internet’ para compartilhar os trabalhos sobre as narrativas.

Os conhecimentos adquiridos em anos de estudo renderam ao pesquisador, o convite para gerenciar o “Museu dos Naufrágios”, na cidade de Ilhabela; quando este pertencia à organização privada, onde trabalhou de 2012 até 2014.

Na ocasião, o jornalista cursou Museologia Comunitária na cidade de São José dos Campos; conquistando o diploma pelo Centro de Estudos da Pesquisa Popular (CECP), e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus (ABREMC).

Foi em dezembro de 2014 que Ilhabela desapropriou parte do acervo náutico e reinaugurou o museu na cidade. Convidando-o a continuar no cargo de gerente até o ano de 2016, quando então se desligou para se dedicar aos estudos sobre acervos, exposições e história.

Edson realizou pesquisas em Angra dos Reis, Armação dos Búzios e Ilha Grande no Rio de Janeiro. Estudou a história dos bairros em Natividade da Serra, explorando a formação das comunidades. Observou as ruínas e a preservação da mata atlântica na Ilha de Anchieta em Ubatuba.

Visitou o Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB), Navios da Marinha do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida e realizou viagens em cruzeiros. Objetivando a absorção de novas ideias para trabalhar em projetos no Arquivo Ilhabela.

Publicou o livro “Estórias e Historias de Ilhabela”, com 300 páginas, realizando palestras e passeios guiados nas escolas da região. O terceiro livro publicado foi “Elias Romão Tempo Que é Bom Que Era Aquele”; onde palestrou dentro do projeto ‘Tribuzana’ em Ilhabela, na presença dos membros do Ministério Público de Caraguatatuba e autoridades locais.

Foi jornalista chefe do “Jornal da Cidade” e seus trabalhos mais recentes falam sobre a (Igreja Matriz de Ilhabela — Nossa Senhora d’Ajuda e Bonsucesso; 170p.), e a obra “Vícios”, com 300 páginas, que trata sobre a dependência química.

Em 2018, convidou o repórter fotográfico Giliard Miguel e o bibliografo Arthur Carlos de Freitas e fundaram a associação privada 'Instituto Miguel de Souza (Grupo IMS Ilhabela), e posteriormente a Empresa “Arquivo Ilhabela®”. As ações estão voltadas para as atividades desenvolvidas no setor de Serviços de Comunicação Multimídia e 
para as atividades de Acervo para a Pesquisa e Divulgação da História, Memória e Patrimônio Cultural do litoral norte do Estado de São Paulo.

Iniciativa que lhes rendeu o reconhecimento do “Ministério da Cidadania” e da “Secretaria da Economia Criativa e Diversidade Cultural”; que os certificaram como “Ponto de Cultura” no Brasil. As ações do ‘Grupo IMS Ilhabela’ fazem parte da ‘Rede Cultura Viva’, de incentivo e disseminação de iniciativas culturais, pelo Ministério do Turismo do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2019, dentro da programação do Mês da Cultura Caiçara, o jornalista foi homenageado duas vezes na Câmara Municipal de Ilhabela. Na primeira recebeu o “Certificado de Reconhecimento Público”, pelos relevantes serviços prestados a cultura regional. Na segunda foi pela solenidade em prol do aniversário do município, onde recebeu a placa do ‘Título de Gratidão Caiçara’, pelos relevantes serviços prestados ao povo Ilhabelense.

Já em 2021, em comemoração aos 80 anos da PUC-Campinas e dos 50 anos do curso de Comunicação, a faculdade de jornalismo certificou o jornalista, que participou da programação ‘Ações que Salvam o Planeta’, de cujas atividades integraram a agenda da ONU — Meio Ambiente com o patrocínio cultural da Eletromídia. Na ocasião, participou também do evento ‘Reverbera’, que discutiu sobre o tema “Comunicação e Linguagem: Novos Desafios”, organizado pelo CLC na PUC-Campinas, onde fora aplaudido, recebendo o certificado profissional.

Edson Souza concluiu em novembro (2022) o curso de introdução à Ciência da Computação, pela Universidade de Harvard, na modalidade EaD, com aulas ministradas por: David J. Malan, Doug Lloyd e Brian Yu; professores na Divisão de Educação Contínua na Universidade de Harvard. Aplicando todo o conhecimento nas plataformas do projeto Arquivo Ilhabela®.

Todo o conteúdo da página é produzido e revisado pelo pesquisador e jornalista Edson Souza (MTB 0076590/SP), com registros e ilustrações organizadas pelo repórter fotográfico Giliard Miguel (MTB 0087090/SP), e acervo físico coordenado pelo bibliografo Arthur Carlos de Freitas.

O registro oficial da marca Arquivo Ilhabela®, pelo INPI, foi concretizado em 2023 com validade de dez anos (até 2033), podendo ser renovado.   

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário