Translate

03/04/19

Personalidades Ilhabelenses

Em questões de pertencimento (províncias, municípios), damos o etnônimo caiçara aos nascidos em Ilhabela, que vivem segundo as tradições da terra (roça, artesanato) e do mar (pesca), de geração em geração. Uma palavra que descreve uma tribo, etnia, raça, um grupo definido de pessoas, uma nação e às vezes é equiparada a gentílico.

No entanto, quem nasceu na cidade e vive uma vida diferente da do campo, estes são do gentílico “Ilhabelense”. Uma palavra que classifica uma pessoa de acordo com sua origem geográfica.

Nesta postagem conhecemos alguns dos nomes e rostos que pertencem a imigrantes que adotaram Ilhabela como sua cidade natal, migrantes e emigrantes que vestem a camisa do município e causam impacto em diferentes áreas, auxiliando nas esferas políticas, administrativa e religiosa. Essas pessoas que carregaram ou carregam Ilhabela no coração fizeram história e fazem parte dela.

Em matéria de filiação, alguns imigrantes, migrantes ou emigrantes receberam os títulos de cidadão honorário (ou Ilhabelense) concedidos pela Câmara Municipal de Ilhabela a cidadãos nascidos em outros estados. Esta honraria é concedida a pessoas que praticaram atos de importância social em benefício da população.

A saber:

► “Emigrantes” — é o ato de sair de um país para viver em outro — exemplo: deixar o Brasil para morar na Espanha.

► “Imigrantes” — significa entrar e morar em um país estrangeiro — exemplo: o Brasil recebe imigrantes do Haiti.

► “Migrantes” — é o deslocamento de uma região para outra dentro de um mesmo país (migração interna); ou entre países (migração externa).

► “Estrangeiro” — aquele que nasceu num país ou região diferente daquele onde vive.

Este espaço organiza apenas informações baseadas em territórios e visa divulgar aqueles estrangeiros que adotaram Ilhabela como sua casa ou nação. Apesar de falarmos línguas diferentes, somos todos de Ilhabela e estamos construindo ‘juntos’ a mesma história.

Atualizaremos este post de tempos em tempos. Ressaltamos que o acervo do ‘Arquivo Ilhabela’ contém textos, entrevistas, fotos e depoimentos destes personagens. Para mais informações utilize a opção: Fale Conosco

Cícero Spiritus
João Batista
Cybele Ramos
Edith Jechow
Maria do Frade
Manuel Felipe
Cristina Pinto
Orminda Oliveira
Breve
Breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário