Translate

16/03/20

Salão de Artes 'Waldemar Belisário' em Ilhabela

Texto: Edson Souza


A cidade de Ilhabela sempre foi um palco revelador de novos talentos, sejam eles: artísticos, musicais ou literários, que começaram a sua carreira exibindo publicamente o dom divino com o qual foram abençoados.

Segundo a “Cartilha Ilhabela Nós Te Amamos”, publicada em 2003 pela Secretaria da Cultura de Ilhabela, consta que em 1969, um grupo de artistas plásticos se reuniu na casa do prefeito de Ilhabela, na ocasião, Geraldo Junqueira, solicitando a criação de um espaço para exporem as suas obras.

Para incentivar a carreira artística dos nativos e radicados na ilha, criou-se a “Casa do Artista” naquele vilarejo. Aos cuidados de Neli Dutra, esposa de Alberto Ruschell (ator do filme Caiçara), e de Fernando Odrizola.

Então foram organizadas diversas exposições de quadros e peças antigas. Muitos artistas afamados na época participavam das amostras de artes em Ilhabela. Hospedavam-se no Hotel São Paulo ou Hotel Maembi, outros preferiam as pensões dos senhores Nélson ou Tonico.


Em 1978, a segunda exposição foi organizada por Galeno Simões e Enéas Nardy, na Colônia dos Pescadores, de cujo espaço foi cedido por Francisco Reis em dois de setembro de 1978, em comemoração aos festejos de aniversário de Ilhabela. Na época, Iracema França Lopes Corrêa (Dedé) era responsável pelo departamento de cultura, na gestão do prefeito Eurípedes da Silva Ferreira. A exposição foi também uma homenagem ao falecido artista Rupert Kiener, que trouxe duas de suas obras.

Foi na sétima exposição, em 1983, organizada por Iracema França Lopes Corrêa, no Hotel Itapemar que o salão recebeu o nome de “Waldemar Belisário”. Contudo, no ano seguinte passou a ser chamada de (Salão Nacional de Artes Plásticas Waldemar Belisário).

Dos renomados pintores que marcaram presença nos salões de artes com suas obras estavam: Fernando Odrizola, Waldemar Belisário, Celina Pellizzari, Rafael Desimone, Iraê Aranha, Durval Palermo, Lavínia das Ilhas, Jannik Pagh, Giba Pinna, Gilda Pinna, Lelo Pimentel, Tião de Filhinho, Crau da Ilha, Maria de Lourdes Souza de Almeida, Manolo Belmonte, Pituca, Carlos Gomes, Mario Kontik, Alfredo Oliani, Astrid, entre outros...

O Salão Nacional de Artes Plásticas ‘Waldemar Belisário’ foi se transformando num grande evento, graças à participação de artistas de todo país. Em 2001 e 2002 a amostra chegou a ser divulgada na Europa, Estados Unidos, Austrália, América Central e América do Sul. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário