Translate

26/02/23

Arquivo dos Naufrágios em Ilhabela

O Canal do Toque-Toque, que liga a ilha de São Sebastião ao continente, é palco de centenas de naufrágios que vieram a pique por motivos diversos. Tais incidentes renderam a Ilhabela o apelido de “Triângulo das Bermudas” na época.

Devido à incerteza dos fatos, a equipe do “Arquivo Ilhabela” realizou uma investigação sobre os naufrágios ocorridos na região, examinando as peculiaridades de cada caso, com destaque para o “Príncipe das Astúrias”, cujo episódio ficou conhecido como o ‘Titanic Brasileiro’.

O setor de naufrágios do Museu de Ilhabela possui um valioso acervo de objetos do século XVIII como cristais, porcelanas, cerâmicas, talheres de prata e bronze. A coleção também conta a história da escafandria, mergulho profissional e recreativo. Entre os objetos, você pode apreciar vários modelos dos naufrágios mais importantes do passado.

Grande parte da história está escondida por trás desses destroços, que são pistas arqueológicas essenciais para a compreensão adequada da realidade. Infelizmente, muitos destes naufrágios têm sido mal investigados por curiosos que ignoram a verdadeira importância da arqueologia subaquática, descaracterizam o ambiente e impedem que outros conheçam este patrimônio, comprometendo uma investigação mais profunda.

O número de naufrágios na região pode ser conferido no mapa oficial de Ilhabela; e a ideia do museu promove essas histórias submersas, guardando de forma única esse rico episódio da história da cidade. A arqueologia subaquática é uma ferramenta importante, que revela fatos obscuros ou mesmo questionáveis, sobre eventos históricos do passado.

Pensando nisso, nossa equipe mantém atualizado o banco de dados dos naufrágios de Ilhabela, cuja documentação ajuda a avaliar a confiabilidade dos pesquisadores ao escrever sobre o assunto ou apresentar o histórico de fatos ocorridos na cidade.

O acervo é composto por fotografias das embarcações naufragadas, livros, causos, relatos, pasquins, detalhamento fotográfico das peças encontradas em cada embarcação, registros dos mergulhos, vídeos reportagens, etc.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário