Translate

26/02/23

Arquivo de Waldemar Belisário

Waldemar Belisário chegou à ilha em 1929 e hospedou-se no extinto “Hotel Bela Vista” da Vila. Em 1933 comprou um sítio na Baía dos Castelhanos, onde conheceu a professora Celina Guimarães Pellizzari, com quem se casou… Celina é a autora do hino oficial de Ilhabela.

Celina e Waldemar deixaram a ilha em 1942 devido a problemas de saúde e só retornaram em 1961, para morar na região do Perequê em Ilhabela. Belisário morreu em 1983 e uma escola no bairro do Itaquanduba foi batizada em sua homenagem, fundada em oito de dezembro de 1983.

Foi neste ano, durante a sétima exposição de artes de Ilhabela, organizada por Iracema França Lopes Corrêa, no Hotel Itapemar, que o salão recebeu o nome de “Waldemar Belisário”. O “centro cultural” da Vila, também leva o nome do artista plástico.

Ressaltamos que um dos quadros de Waldemar “Congada” foi o responsável pela visita de Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos ao Arquipélago de Ilhabela. Os poetas escritores admiraram a presença da congada na tela em cores vivas e aceitaram o convite de Belisário para assistir a uma apresentação da dança na ilha.

A equipe do Arquivo Ilhabela organizou o material digital de seu acervo com o objetivo de preservar suas memórias. O banco de dados dos artistas “Waldemar e Celina” incluem: os álbuns de fotografias, cartas, folhetos, desenhos, certificados e informações históricas detalhadas sobre suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário