Translate

22/10/09

Alcatrazes do Brasil - O Arquipélago em São Sebastião - Litoral Norte de São Paulo

Por: Edson Souza e Giliard Miguel


Em 2018, após 38 anos, as atividades de ecoturismo foram liberadas no Arquipélago dos Alcatrazes, segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil, localizado no litoral norte de São Paulo…

O que sabemos sobre a ilha?
Qual a sua importância para a biodiversidade marinha?

Qualquer um pode definir o que é uma ilha, mas poucos sabem a importância dos territórios insulares para a humanidade. Elas são um dos ecossistemas mais complexos para a sobrevivência de plantas e animais, tendo as barreiras oceânicas como característica de destaque.

A estabilidade da fauna e flora nas ilhas é muito delicada, por isso, a criação e o tombamento de parques mostram a importância de proteger estas áreas que podem ser consideradas como um ecossistema individual.

A pesquisa em ilhas é pouco difundida no Brasil, mas alguns dos modelos teóricos derivados desses estudos têm aplicações práticas e são utilizados em outros campos, como estratégias ambientais, agricultura e medicina. Por essas razões, os ambientes insulares devem ser priorizados na conservação da natureza.

Pensando nisso, o jornalista e pesquisador, Edson Souza, acompanhado pelo repórter fotográfico, Giliard Miguel, iniciou os estudos sobre a ilha, atualizando as informações no sistema do Arquivo Ilhabela®.

Sobre Alcatrazes do Brasil, cujo arquipélago está localizado a 40 km ao sul do município de São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo, é formado também pelas ilhas — da Sapata, do Paredão, do Porto ‘ou do Farol’ e do Sul. Há também quatro ilhotas não nominadas; cinco lajes (Dupla, Singela, do Paredão, do Farol e Negra); e dois parcéis (nordeste e sudeste).

A principal — Ilha dos Alcatrazes — tem 2,5 km de extensão e uma área de 170 hectares; também considerado um dos maiores locais de nidificação de espécies marinhas do litoral brasileiro e abriga cerca de 10 mil aves. Além disso, em março de 1995, o arquipélago foi denominado pela bióloga Tatiana Neves como a “Galápagos Brasileiro”, devido à sua diversidade de flora, fauna e mais de 20 espécies endêmicas.

A equipe do Arquivo Ilhabela® usará as pesquisas para futuras consultas e transformará parte dos estudos em uma publicação (cartilha) exclusiva, sobre a história da ilha dos Alcatrazes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário