Translate

26/02/23

Cartilhas e Projetos do Arquivo Ilhabela

O Arquivo Ilhabela oferece ao público a sua experiência em anos de pesquisa sobre a história da cidade, promovendo através de publicações, projetos e palestras, a divulgação da memória e patrimônio cultural do município.

O extenso arquivo sobre Ilhabela e o trabalho da associação, já lhes renderam honrarias e premiações por serviços prestados à Cultura e a população de Ilhabela, viabilizando o entretenimento e difundindo o conhecimento.

Abaixo destacamos alguns dos projetos realizados pela equipe do Arquivo Ilhabela. Ressaltamos que o status “Arquivado” indica que os trabalhos aguardam apoio ou incentivo para serem publicados, ou utilizados para com a sociedade através de palestras, publicações e exposições.

► Projeto: As Lendas de Ilhabela

► Por Giliard Miguel

► Status: Arquivado

A presente proposta intitulada “Lendas de Ilhabela” é ofertada em forma de pesquisa e publicação de cartilha literária. O projeto está voltado para com o incentivo à leitura. A história de Ilhabela é formada por lendas e folclores que são enriquecidos pelo imaginário caiçara, portanto, vários pontos turísticos da cidade figuram estes mistérios, assim como são conhecidos por nomes ou apelidos atribuídos pela gente de cada época, mudando conforme o passar dos anos. Nesta cartilha apresentaremos as lendas e a origem destes contos, despertando a curiosidade do leitor através da literatura de fábulas.

► Projeto: Naufrágios de Ilhabela

► Por Edson Souza

► Status: Arquivado

O objetivo deste trabalho, além de avaliar a confiabilidade dos exploradores em escrever sobre o assunto, é apresentar a história dos naufrágios ocorridos em Ilhabela, por meio do qual a pesquisa promove acontecimentos históricos anônimos ou duvidosos. A cartilha visa promover o turismo local e fornecer aos criadores culturais da cidade material para enriquecer o conhecimento para uso cotidiano do público. Por meio desse trabalho de incentivo à leitura, a equipe do Arquivo Ilhabela busca facilitar a consulta pública, e com isso estimular o interesse e a troca de ideias.

► Projeto: História Ilha das Cabras em Ilhabela

► Por Edson Souza e Giliard Miguel

► Status: Arquivado / VEJA AQUI

Objetivando a promoção e a importância da ilha das Cabras em Ilhabela, desenvolvemos um estudo acerca da sua história, com dados sobre a utilização da ilha, festas, origem de nomes, processos de aquisição da ilha por Gilberto Miranda, etc. Foram realizadas as pesquisas em caráter exploratório, descritiva e bibliográfica. Todo o contexto histórico foi analisado, considerando os personagens que fazem parte da história sobre a ilha. Na ocasião, este documento foi utilizado em 2019 pelo autor Edson Souza, em uma palestra ministrada como voluntário para alunos das escolas de Ilhabela. O projeto foi apresentado ao setor público que descartou o apoio e a possibilidade de publicação do material para distribuição nas bibliotecas da cidade. A equipe do Arquivo Ilhabela resolveu por arquivar os anexos para futuras consultas e pesquisas.  

► Cartilha: Alcatrazes do Brasil

► Por Edson Souza e Giliard Miguel

► Status: Arquivado / VEJA AQUI

Em 2018, após 38 anos, as atividades de ecoturismo foram liberadas no Arquipélago dos Alcatrazes, segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil, localizado no litoral norte de São Paulo... O que sabemos sobre a ilha? Qual a sua importância para a biodiversidade marinha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário