Translate

01/10/20

Aniversário de Ilhabela

Ilhabela completa este ano mais uma primavera como cidade emancipada político-administrativa. Anos depois de sua descoberta, sua emancipação iniciou-se a partir de 3 de setembro de 1805, quando o então governador e capitão General Antônio José da Franca e Horta assinou o ato que elevaria o povoado à categoria de Vila.

Surgiu assim a “Villa Bella da Princesa” que se tornaria independente de São Sebastião por força da intervenção da família Julião de Moura Negrão. Contando com três mil habitantes, uma vida social, política e econômica que pedia pelo seu desligamento, a ilha se tornava aos poucos autônoma.

Com a ordem do governador, o ouvir geral Joaquim Procópio Picão Salgado instalava a Vila em 1806, limitando o seu distrito a parte frontal e norte de Ilhabela. Ficavam ainda dois distritos: o de Cambaquara e o de Paranabi, fora dos limites da Vila.

A nova Vila passava a contar então com oficiais da Câmara de vereadores, juízes próprios e um procurador do conselho. Tendo o seu território desanexado de São Sebastião em setembro de 1809, o distrito ganharia o nome de “Villa Bella”.

Durante o decorrer de todo o século XIX, haveria grande produção comercial e crescimento populacional na ilha. As atividades principais seriam a cultura da cana-de-açúcar, que fariam proliferar os engenhos, e a do café, surgindo 225 fazendas a partir de 1854.

A cultura de frutas, mandioca, fumo, anil e certa produção de ovinos, bovinos e aves, além da pesca (onde havia extração do óleo da baleia) foram determinantes na composição de um mercado comercial, onde havia exportação dos produtos da ilha para outras cidades do litoral.

Com a libertação dos escravizados a produção comercial diminuiu na vila, fato causado pela evasão da mão de obra. Em 1890 restariam 7361 habitantes dos 10 769 que havia em 1854. A partir deste século, no entanto, um novo fato político transformaria a vida da ilha. Em 22 de abril de 1901 a sede do município se elevaria a categoria de cidade.

As atividades dos engenhos que teriam perdido força para o cultivo de café retornavam no início do século, constituindo dezenas deles por toda a ilha. A produção pesqueira passaria a ter caráter mais comercial, surgindo às salgas e o cultivo do limo no início do século. Outras atividades surgiriam a partir da década de 1940.

Em maio de 1940 o distrito de “Villa Bella” teve seu nome modificado para “Formosa”, permanecendo assim até novembro de 1944, quando o município passou a se denominar “Ilhabela”, compreendendo então, além do seu distrito, o de Paranabi e o de Cambaquara, anexado ao seu território.

Foi também no final da década de 1950 que a cidade passou a explorar o turismo como atividade principal. Hoje, durante as festividades da Semana da Pátria, Ilhabela relembra suas conquistas e emancipação. A sua independência, que também se iniciou no mês de setembro, é comemorado por todos que amam esta cidade e os seus encantos. Saudada com fogos e desfile, Ilhabela revive seus momentos históricos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário