Translate

26/02/23

Dados Gerais Sobre Ilhabela

Antes de fazer as malas, precisamos esclarecer algo muito importante sobre o nome da cidade — “Ilhabela” — se escreve junto e não separado; portanto, ao postar ou escrever, evite usar a grafia: “Ilha Bela”. Ressaltamos que isso se aplica ao nome da Padroeira da cidade — Nossa Senhora d’Ajuda e Bonsucesso — e não “Bom Sucesso”.

Ao chegar ao terminal de travessias de balsas entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela, lembre-se: — você está prestes a entrar no município da “Ilha de São Sebastião”, que fica defronte para o continente de mesmo nome.

Ilhabela é um arquipélago formado por um conjunto de ilhas, então, quando falamos “Ilhabela”, estamos falando geralmente das Ilhas de São Sebastião, dos Búzios, da Vitória… Se não tivéssemos as ilhas ao redor, seriamos apenas a “Ilha de São Sebastião”, assim “Ilhabela” é todo o conjunto.

A ilha detém muitos títulos que a consagram realmente bela. Mágica, misteriosa, charmosa, exuberante, com uma rica Mata Atlântica e uma infraestrutura bem distribuída e posicionada dentro de seus 349 quilômetros quadrados de área: 14 montanhas, 73 praias e 27 cachoeiras acessíveis.

Ilhabela

Ilhabela é um dos únicos municípios arquipélagos marinhos brasileiros, localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, com uma população de aproximadamente 34 934 habitantes (IBGE/2022). Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem.

Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso, a ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; e os morros do — Papagaio com 1307 metros, Serraria com 1285 metros, Ramalho com 1205 metros e o Baepi com 1048 metros de altitude.

O arquipélago é banhado pelo oceano Atlântico e está localizado a 184 km da cidade de São Paulo (3h e 20 min); 133 km de Santos (2h e 20 min); e 343 km do Rio de Janeiro (7h).

Estância Balneária

Ilhabela é um dos 15 municípios paulistas consideradas estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal estatuto garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Geografia

O município arquipélago de Ilhabela possui um território de 348,3 km² (IBGE) e suas principais ilhas são, pela ordem em área, a de São Sebastião, a dos Búzios, a da Vitória e a dos Pescadores — todas habitadas. Fazem parte ainda do arquipélago os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas.

As ilhas dos Búzios e da Vitória ficam, respectivamente, a 28 e 40 quilômetros da ilha de São Sebastião. Canoas são as únicas embarcações capazes de atracar no píer precário destas localidades. Ambas possuem resquícios de cemitérios indígenas pré-históricos. Os habitantes pescam, plantam e criam a própria comida. Recebem periodicamente a visita de equipes da saúde, enviadas para lá pela administração local.

Com 349 km², na Ilha de São Sebastião fica a área urbana do município, e é a segunda maior ilha marítima do Brasil, superada apenas pela de Santa Catarina. Sua orla tem cerca de 130 quilômetros (extensão), totalizando 14 montanhas, 73 praias e 27 cachoeiras acessíveis.

A Ilha está separada do continente de São Sebastião pelo Canal de Toque-Toque, que tem 18 km de extensão e largura variando em torno de dois a cinco quilômetros. Sendo possível atingi-la através dos serviços de travessias realizadas por balsas. A distância entre o extremo sul e norte da ilha é de mais de 22 km. Já para sentido leste, rumo a praia dos Castelhanos, a contar da saída da balsa a distância é de 22 km ou 19 km a partir da guarita florestal na estrada do Parque Estadual de Ilhabela.

Clima, Economia e Infraestrutura

Ilhabela possui um clima tropical úmido, com temperatura média anual de 23 °C. O mês mais quente é fevereiro, com máxima de 32 °C e o período mais frio é o mês de julho com mínima de 15 °C.

A economia do município baseia-se no turismo, no comércio e na construção civil, com a pesca e o artesanato ocupando posições secundárias em termos econômicos.

A ligação entre São Sebastião e Ilhabela é feita pelas balsas, tendo o percurso uma duração em média entre 15 a 30 minutos. Sua infraestrutura conta com serviços de táxis e ônibus, hotéis, pousadas, campings, chalés, hostel, bares, mercados, conveniências, restaurantes, bancos, correios, etc.

Principais Bancos

Caixa Econômica Federal
Praça Coronel Julião, 29 — Centro.

Banco do Brasil
Av. Princesa Isabel, 2039 — Barra Velha.

Banco Bradesco
Rua Sérgio Rodrigues, 01 — Perequê.

Banco Itaú
Av. Princesa Isabel, 1298 — Perequê.

Banco Santander
R. Pref. Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 39 — Perequê.

Serviço Postal

Agência dos Correios em Ilhabela
Rua Gérson Peres de Araújo, 25 — Barra Velha.

Antes a cidade tinha um Código de Endereçamento Postal geral (11630 — 000), no entanto, a partir de fevereiro de 2023 os Correios implantaram o CEP por logradouro, onde cada quadra, rua, alameda, viela, avenida e travessa passou a ter um CEP individual. Para consultar o CEP de cada logradouro, acesse o (Busca CEP) no site dos Correios.

Ilhabela Não Tem!

Motel
Banco 24 horas
Praia de Nudismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário