Translate

01/01/21

Caiçaras de Ilhabela

Caiçara é descendente de povos indígenas, resultado da mistura de portugueses, índios, negros e espanhóis. Cultivam modos e costumes ancestrais de agricultura, caça, pesca artesanal, artesanato e ecoturismo. São pessoas muito hospitaleiras que cumprimentam os viajantes com histórias sobre sua terra natal.

Em Ilhabela, as comunidades tradicionais concentram-se na Baía dos Castelhanos (Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa, Praia Mansa, Praia Vermelha, Praia da Figueira e Saco do Sombrio), nas seguintes praias: Fome, Serraria, Guanxumas, Estácio, Bonete, Portinho, São Pedro e Santa Teresa. As isoladas estão nas ilhas dos Búzios e da Vitória.

Os caiçaras são fisicamente baixos, com cabelos pretos, olhos amendoados, andam descalços e falam em ritmo um tanto acelerado. Eles têm um bom conhecimento do clima e do mar e representam um forte vínculo entre o homem e seus recursos naturais, criando um raro exemplo de uma comunidade harmoniosa com seu meio ambiente.

Neste espaço conheceremos alguns rostos que simbolizam a cultura caiçara em Ilhabela. Atualizaremos este post de tempos em tempos. Ressaltamos que o acervo do ‘Arquivo Ilhabela’ contém textos, entrevistas, fotos e depoimentos destes personagens. Para mais informações utilize a opção: Fale Conosco


Cristian Oliveira
Antônio Rafael
Elias Romão
Benica
Dadaca
Carmelinda
Izanil
Licinha
Dita Cardeal
Benedito Miguel
Mazinho
Pedro Rafael
Jacinta
Lolinha
Carmem Dias
Maria de Lica
Veríssimo
Benedita Doria

Nenhum comentário:

Postar um comentário