Caiçara é descendente de povos indígenas, resultado da mistura de portugueses, índios, negros e espanhóis. Cultivam modos e costumes ancestrais de agricultura, caça, pesca artesanal, artesanato e ecoturismo. São pessoas muito hospitaleiras que cumprimentam os viajantes com histórias sobre sua terra natal.
Em Ilhabela, as comunidades tradicionais concentram-se na Baía dos Castelhanos (Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa, Praia Mansa, Praia Vermelha, Praia da Figueira e Saco do Sombrio), nas seguintes praias: Fome, Serraria, Guanxumas, Estácio, Bonete, Portinho, São Pedro e Santa Teresa. As isoladas estão nas ilhas dos Búzios e da Vitória.
Os caiçaras são fisicamente baixos, com cabelos pretos, olhos amendoados, andam descalços e falam em ritmo um tanto acelerado. Eles têm um bom conhecimento do clima e do mar e representam um forte vínculo entre o homem e seus recursos naturais, criando um raro exemplo de uma comunidade harmoniosa com seu meio ambiente.
Neste espaço conheceremos alguns rostos que simbolizam a cultura caiçara em Ilhabela. Atualizaremos este post de tempos em tempos. Ressaltamos que o acervo do ‘Arquivo Ilhabela’ contém textos, entrevistas, fotos e depoimentos destes personagens. Para mais informações utilize a opção: Fale Conosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário