Translate

26/02/23

Travessia de Balsas em Ilhabela


Travessias 

O município de Ilhabela está a 2400 metros de distância do continente de São Sebastião. O canal de Toque-Toque une as cidades por meio dos serviços de travessia realizadas por balsas que trabalham 24h no transporte de pessoas e veículos, completando o trajeto entre 15 a 30 minutos. Os pedestres ou ciclistas tem a opção de travessia feita por catamarãs (lanchas). Os serviços são realizados pelo Departamento Hidroviária (DH).

Informações Sobre as Travessias 0800 77 33 711
Site do Departamento Hidroviário: Clique Aqui 
Portal das Travessias: Clique Aqui 


Local da Travessia

► São Sebastião: Av. Antônio Januário do Nascimento, s/n - MAPA AQUI
► Ilhabela: Av. Princesa Isabel, s/n - MAPA AQUI

Horários Para Travessia

Os horários para a travessia pode variar em função da demanda e das condições meteorológicas. No mais, o sistema opera das 6h às 0h realizando a travessia a cada 30 minutos. Na madrugada o sistema trabalha das 0h às 6h com travessias realizadas a cada uma hora.

A reserva para travessia com “Hora Marcada” pode ser feita no prazo mínimo de 24h e/ou no máximo de até 30 dias. Ao entrar em contato com o sistema tenha em mãos: data, hora da travessia, marca, modelo, cor e placa do veículo. A opção “Hora Marcada” funciona todos os dias, incluindo os finais de semana, das 9h às 17h.

Valores Para a Travessia
Tabela no Site do DH: CLIQUE AQUI

As balsas são gratuitas para Pedestres e Ciclistas. No caso de Idosos e Pessoas com necessidades especiais o embarque é prioritário. Já para os automóveis, será cobrado um pedágio na cidade de São Sebastião para utilização dos serviços de travessia a Ilhabela.

Os valores variam de acordo com o modelo do veículo (motos, caminhões, ônibus, vãs, carretas, trailers, etc), e também em dias úteis, sábados, domingos e feriados. O pagamento da tarifa no pedágio da cidade de São Sebastião deverá ser feito em dinheiro ou por meio da cobrança automática, não sendo possível a utilização de cartões de crédito ou débito, cheques ou boletos.

TPA: Taxa de Preservação Ambiental

Será cobrada dos veículos na saída do município de Ilhabela, nas cabines que controlam o trafego do sistema de travessia. A taxa foi criada mediante a lei 547/2007 para proteger, preservar e recuperar o meio ambiente por todo o território municipal devido ao intenso fluxo de veículos que fazem uso da infraestrutura na cidade de Ilhabela. Os valores variam de acordo com o modelo do veículo  Veja Aqui


*Nota  a cobrança da TPA esta paralisada desde junho de 2020. A Prefeitura de Ilhabela segue ajustando sobre a retomada do sistema. (Atualizado em 02/03/2023)   

Autorização Para Entrada de Veículos
Setor: Secretária de Turismo de Ilhabela
Contato: (12) 3896 9200
(ramais 9826 / 9837 / Setor de Senhas)

Conforme Lei municipal 359/05, veículos do tipo Van, Kombi, Micro-ônibus e Ônibus precisam de uma autorização para entrar na cidade. A senha deve ser solicitada na Secretaria Municipal de Turismo. Para esta aquisição será cobrada uma taxa que varia de acordo com o tipo do veículo. A mesma liberara o veículo para circulação em Ilhabela.

Estão isentos do pagamento das taxas os casos de reservas: confirmada em meio de hospedagem na cidade; em agências de passeios locais e/ou reserva confirmada em restaurante local. Os estabelecimentos comerciais devem fazer o pedido de SENHA à Secretaria Municipal de Turismo para liberação do veículo de seu cliente/hóspede.

Dados necessários para emissão da SENHA: documento do veículo em PDF; CPF e RG do proprietário do veículo e/ou cartão CNPJ da empresa proprietária do veículo. Para hospedagem em residência de familiares, são necessários, além dos dados do automóvel, os dados da residência: capa do carnê de IPTU; documento do proprietário da residência e documento comprobatório de parentesco com o proprietário do imóvel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário