Translate

28/07/23

Jogadores de Ilhabela venceram a Regata Virtual da Grande Final VRBrasil — SIVI 50 Anos

Programação da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela coloca regatas presenciais e virtuais juntas

Samuel Solano e José Godinho no Race Village Ilhabela

► Reportagem: Edson Souza
► Fotografias: Giliard Miguel

Na quinta-feira (27), os participantes da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela assistiram à exibição da sexta edição da VRBrasil — Regata Virtual — em um telão localizado no palco Race Village, no centro histórico da cidade.

Na ocasião, os atletas Samuel Solano e José Godinho, de Ilhabela, disputaram a grande final e sagraram-se os campeões virtuais da regata, conquistando o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.

O Virtual Regatta é um simulador de corrida de vela criado por Philippe Guigné para a Route du Rhum na França, em 2006, com Virtual Regatta Offshore; Desde então, promovem as mais importantes regatas oceânicas em versão virtual.

Em 2015 a empresa desenvolveu o Virtual Regatta Inshore, um jogo de corridas com raias curtas, numa parceria com a World Sailing em 2018, onde foi realizado o 1º Campeonato Mundial de e-Sailing. Por iniciativa do COI, foi a vez da série virtual dos Jogos Olímpicos de 2021.

Após o início da pandemia no Brasil e a suspensão do campeonato, o grupo passou a se reunir virtualmente, nas noites de semana e de qualquer lugar. Assim nasceu o Ranking VR Brasil, com torneios realizados ao longo do ano e mais de 100 participantes em 2020 e 2021, navegando para o seu 3º ano consecutivo de “boas conexões e dedos tranquilos”.

Samuel Solano trabalha na Escola de Vela de Ilhabela ‘Lars Grael’, atualmente como técnico da flotilha de Optimist. Começou a regata virtual em 2020, mas até 2022 jogou esporadicamente, e desde então a diversão do lazer se tornou algo grande. Ele competiu em seu primeiro Campeonato Mundial de e-Sailing, chegando às semifinais e terminando em 34º entre mais de 250 mil participantes.

Além das Olimpíadas, Solano também é o 1º colocado na e-Sailing World Championship e ainda tem tempo para disputar o Ranking Virtual Regata Brasil 2023, ocupando o 2º lugar e dando umas clínicas para a galera.

José Godinho começou a jogar a Regata Virtual como hobby em 2021, em 2023 começou a se dedicar com mais atenção e entusiasmo, logo viu os resultados quando se qualificou para o Olympic Esport Series de 2023 e atualmente é o líder do Ranking Virtual Regatta Brasil 2023.

Na vida real, começou a velejar na Escola de Vela de Ilhabela, onde conquistou vários campeonatos regionais; foi campeão paulista do Optimist e participou de campeonatos internacionais. Atualmente cursa economia na faculdade e através da Regata Virtual continua ativo no esporte.

Parabéns Solano e José Godinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário