Translate

29/07/23

Os Campeões da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Edição 2023

Competição de vela oceânica teve sua conclusão no sábado (29)

Foto: Edson Souza / Arquivo Ilhabela®

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela conheceu seus campeões neste sábado (29) após a última regata ocorrida no sul de Ilhabela (SP) envolvendo os 130 barcos inscritos neste que é o maior evento da modalidade oceano na América do Sul.

Foram sete dias de competição, que abriu com a ação social Vela do Amanhã no sábado (22) e teve ao longo da semana provas como 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou com ventos fracos e temperaturas que passaram de 30 graus na maioria dos dias. Mas as condições mudaram na reta final das regatas, que foram concluídas com muita chuva e frio em Ilhabela (SP).

''Foi uma competição de alto nível em todas as classes. Os velejadores puderam correr em diferentes tipos de vento e condições, bem como em percursos de média e longa duração. Nas regatas barla-sota vimos o entrosamento das equipes. Mas o que mais chamou a atenção foi o clima de amizade neste que é o grande encontro da vela da América do Sul'', disse Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI.

O campeão geral foi o gaúcho Crioula, que repetiu o feito de 2022 com seu TP52. O barco ganhou também a Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi. O segundo na ORC foi o Phoenix e o terceiro o Phytoervas. Na divisão B, o grande campeão foi o Kamikaze.

O campeão geral do RGS e dos Clássicos foi o Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI. Na RGS A, o vencedor foi Pangea Speed Max Racing, que levou também o Brasileiro de RGS 2023. Na divisão B, quem ficou em primeiro foi o Azimute e na C o Plancton.

Entre os 130 barcos, 12 deles vieram da Argentina. E o único que foi campeão foi o Odoya na Bico de Proa. ''Foi um evento muito lindo e ficamos muito motivados em competir em Ilhabela. Somos uma equipe amadora, uma escola de vela em La Plata. E desfrutamos muito desses dias'', explicou Santiago Fernandes do Odoya.

Nas divisão A, B e C da Bico de Proa, os vencedores foram Blue Wind, Odoya e Cambada I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário