Translate

26/08/23

A Fazenda Serramar em Caraguatatuba

 Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba

Em 1967, a cidade de Caraguatatuba ficou completamente isolada depois que a tromba d’água devastou a região. Centenas de pessoas foram soterradas e parte da infraestrutura do município foi seriamente danificada devido à fúria da natureza. Nada restou, nem mesmo vestígios da Fazenda dos Ingleses.

A notícia ganhou visibilidade no rádio e na televisão nacional quando a apresentadora Hebe Camargo (TV Record) promoveu em seu programa a solidariedade ao povo de Caraguatatuba. A ajuda veio de vários setores públicos e privados, mas o maior esforço para reconstruir a cidade partiu dos moradores.

 

Naquela época, o Grupo Serveng uniu forças com a Civilsan Engenharia Civil e Sanitária S/A e juntos construíram grandes obras de infraestrutura em todo o Brasil.

Uma ligação de emergência foi enviada ao presidente da empresa, Pelerson Soares Penido, pedindo que ele colaborasse com os moradores da região. Os colaboradores atenderam a essa solicitação e empreenderam a reconstrução da Rodovia dos Tamoios, devolvendo o acesso da população a Caraguatatuba.

A tromba d’água atingiu fortemente a zona norte da fazenda dos ingleses, mas os danos à propriedade impossibilitaram investimentos para salvá-la. No entanto, o turismo, em ascensão desde 1959, expandiu-se no litoral norte de São Paulo e impulsionou a economia das cidades vizinhas.

São Sebastião abrigava o maior terminal portuário de petróleo do país e tinha o Tebar Praia Clube, cuja sede foi inaugurada em 1966, atraindo muitos prestadores de serviços ao município. Em Ilhabela, durante a gestão do governo Jânio Quadros, a inauguração de balsas no canal permitiu investimentos nos setores de hotelaria e turismo.

 

À logística do litoral norte e a chuva abundante estimulou Perleson Soares Penido a investir na região, adquirindo as terras da extinta fazenda dos ingleses para o grupo Serveng-Civilsan S/A, passando a trabalhar exclusivamente no ramo pecuário, tornando-se o maior produtor de leite B do Brasil.

O projeto virou referência no litoral norte de São Paulo, permitindo a retirada de 30 mil litros de leite por dia, tornando-se assim o maior empregador privado da cidade de Caraguatatuba.

Na década de 1970, a inflação nacional provocou uma crise na indústria do leite, reduzindo os lucros da Fazenda Serramar. Em 1972, quando o leite Longa Vida foi introduzido no mercado brasileiro, a produção do leite B em Caraguatatuba tornou-se inviável, pois, perdeu espaço para os concorrentes.

Os altos custos da produção de leite e a fase promissora da pecuária de corte levaram a família Soares Penido a mudar de atuação em 1999. Em outubro do ano 2000, a Fazenda Serramar liquidou o seu rebanho em um mega leilão, e vendeu aproximadamente 3100 fêmeas holandesas; um feito inédito naquela época.

Grupo Serveng
O Projeto
Serramar Shopping

 


Na fazenda Serramar, em Caraguatatuba, a atividade não se limitava à pecuária, mas também à produção de areia para construção civil. O Grupo Serveng continuou a crescer e a aumentar os seus negócios, iniciando operações em novas áreas, como o desenvolvimento de fontes de energia renováveis.

Estas expansões colocariam sua marca no mercado de incorporação com a criação da Serveng Desenvolvimento Imobiliário, os consolidando na gestão de centros comerciais… Nascia assim o projeto para a construção do maior centro de compras do litoral norte de São Paulo, então chamado de “Serramar Shopping”.


 Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário