Translate

18/11/23

Governo de SP Entrega Radar Meteorológico em Ilhabela

A equipe do Arquivo Ilhabela®, Edson Souza, Giliard Miguel e Enio Rafael de Souza participaram da instalação elétrica do radar, fruto de uma parceria entre o Governo de SP, Defesa Civil e o (IEAMar) da Unesp.

Edson Souza, Giliard Miguel e Enio Rafael de Souza

A Defesa Civil Estadual assinou na terça-feira (14.10.2023) um termo de cooperação com a Unesp para que o radar meteorológico móvel recém adquirido pelo Governo de SP, seja utilizado para estudos e monitoramentos de interesse da sociedade paulista.

Para isso, os dados gerados pelo radar serão enviados para o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Faculdade de Ciências do “campus” de Bauru da Unesp, sendo posteriormente compartilhados com a Defesa Civil.

O aparelho norte-americano avaliado em R$ 10 milhões chegou ao Porto de Santos na sexta-feira (17) e foi montado pelos técnicos na sede do Instituto de Estudos Avançados do Mar — Prof. Dr. Peter Christian Hackspacher — (IEAMar) da Unesp, no campus de São Vicente.

Autoridades rodoviárias, prefeituras do litoral norte e a Defesa Civil do estado montaram uma operação conjunta para transportar o equipamento de 4,4 metros e 40 toneladas até a cidade de Ilhabela, onde foi instalado. As ações começaram às 23h de sexta-feira e só foi concluído às 8h do sábado (18.11.2023).

Em Ilhabela, o local escolhido para a instalação do radar que ajudará a monitorar ocorrências de temporais no litoral norte, está situado no bairro Ponta da Sela, costa sul da cidade.

O terreno foi vistoriado pela coordenadora executiva do IEAmar, professora Gabriela Ramos Hurtado, junto das secretarias municipais. As instalações elétricas para a execução do radar foram realizadas pelo eletricista local, Enio Rafael de Souza com ajuda do jornalista e pesquisador Edson Souza e do repórter fotográfico Giliard Miguel, do Arquivo Ilhabela®.

A partir de segunda-feira (20) o radar estará em operação auxiliando a Defesa Civil de SP com dados meteorológicos e o projeto ficará na cidade por 18 meses. Nesta fase inicial, técnicos e alunos da Unesp receberão treinamento remoto, com o radar em solo, para capacitá-los a operar o equipamento, assim, aperfeiçoando o sistema de monitoramento de chuvas no litoral norte e Baixada Santista.

Para o mês de dezembro está prevista a instalação de uma torre com cinco metros no local. Esse projeto faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a tragédia ocorrida na cidade de São Sebastião no começo deste ano.

SOBRE O RADAR

O radar meteorológico é do modelo banda-X com fabricação norte-americana, o equipamento foi comprado com investimento de cerca de R$ 10 milhões do governo paulista. Ele tem 500 watts de potência, uma antena de 1,80 m e alcance que se estende a 120 km; capaz de visualizar a intensidade das precipitações e se haverá aumento ou diminuição da chuva.

O monitoramento permite que os meteorologistas analisem as previsões para a emissão de alerta aos municípios. Além do radar, a Defesa Civil Estadual também vai instalar sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. Em outubro foi homologado e assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Ao todo, o prazo da empresa para finalizar a instalação dos equipamentos é de 120 dias. As sirenes serão instaladas primeiro na cidade de São Sebastião, no litoral norte. Na sequência, as cidades de Guarujá, no litoral sul, e de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes.


Veja o vídeo da chegada: AQUI e depois AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário