Por Edson Souza — Assista Aqui
Conheça o Mundo Sem Fim — Leia Aqui
Você já ouviu falar da Torre de Pisa, na Itália? Renan Greinert e Michele Martins do canal (Mundo Sem Fim) percorreram o caminho e entraram na Torre inclinada, relatando muitas curiosidades sobre o prédio.
A torre, iniciada em 1173, começou a inclinar-se para sudeste já na altura do terceiro andar em 1178. Depois, em 1272, o arquiteto Giovanni di Simone deu continuidade à obra, tentando compensar esta inclinação construindo os pisos em um lado mais alto que o outro. Por causa disso, a torre inclinou-se na outra direção.
A ideia era destruir e começar de novo, mas devido à guerra de Pisa contra à República de Gênova (Batalha de Meloria em 1284), o projeto ficou paralisado por quase um século. Nos anos (1990–2001), o governo italiano realizou estudos para garantir o seu fortalecimento estrutural, enfim, a correção completa da encosta, além de difícil, afetaria o lado turístico de Pisa: — quem viajaria para ver uma torre reta?
O prédio de 294 degraus abriga a torre sineira da catedral adjacente, cujas entradas custam alguns euros (verifique com as agências). Existem sete sinos, um para cada nota da escala, mas as peças não são usadas, pois, todo cuidado está voltado à preservação da torre.
A catedral tem pinturas do Renascimento, período de transição da Idade Média para a modernidade; fato que revelou grandes artistas italianos, entre eles Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello e Rafael, que também inspiraram Kevin Eastman e Peter Laird na escolha dos nomes para as Tartarugas Ninjas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário