Translate

10/06/24

Robert Scheidt foi Escolhido Embaixador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

 Por Edson Souza / Divulgação SIVI 51ª / Fotos Carlo Borlenghi

Fotos por Carlo Borlenghi

O maior medalhista olímpico do Brasil, Robert Scheidt, foi escolhido como embaixador oficial da 51.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento acontecerá de 19 a 27 de julho com organização do Yacht Club Ilhabela (YCI).

A maior regata de vela oceânica da América Latina reunirá mais de 100 barcos e 900 velejadores nesta temporada, prestando homenagem especial aos atletas olímpicos que estão fazendo história no esporte.

A ‘vela’ já conquistou 19 medalhas nos Jogos e é uma das mais bem sucedidas, sendo o velejador Robert Scheidt o maior nome com cinco pódios, dois ouros, duas prata e um bronze. O atleta, que mora em Ilhabela (SP) desde o final de 2023, destaca a força da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

“Este é um evento bem organizado em um ótimo local para velejar. No inverno brasileiro temos excelentes condições, com vento em Ponta das Canas ou no canal. Há pessoas de todas as idades e um grande número de barcos está envolvido aqui, dando aos marinheiros a oportunidade de se desafiarem uns contra os outros”; disse Robert Scheidt.

“Velejar está no meu sangue! Quando posso, navego de Wing, Laser e barcos grandes aqui no Canal de São Sebastião. Esta é a primeira Olimpíada da qual não participo desde Atlanta 1996; é uma sensação estranha, mas nunca estive tão relaxado, tão tranquilo… Estou torcendo pela seleção brasileira de vela”, concluiu.

O atleta participa da SIVI desde 1982, quando navegava de Optimist em um pequeno barco de madeira durante a semana de Monótipos. Robert venceu duas vezes em grandes barcos: em 2011 com o HPE-25 ‘Atrevido’ e em 2022 com o C-30 ‘Caballo Loco’.

Scheidt já correu na Copa Mitsubishi nesta temporada e deve estar na lista de presença do YCI para o evento náutico. O velejador ainda não decidiu em qual barco disputará o campeonato, mas prestigiará as ações como a ‘Vela do Amanhã’, o desfile dos barcos e as regatas.

Segundo Robert, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento social definido: “não é só a parte aquática, mas há muitas atividades dentro e fora do clube; é diferente da Europa, onde você termina as regatas e vai para casa. Há bons eventos aqui com uma programação abrangente”.

“Sua carreira foi caracterizada por conquistas impressionantes e dedicação incomparável ao esporte. Sua excepcional habilidade náutica é igualada apenas por sua dedicação em inspirar e capacitar futuras gerações de velejadores. Quando escolhemos Scheidt como “embaixador” da Semana de Vela de Ilhabela, não buscávamos apenas alguém com um currículo impressionante, mas também alguém que incorporasse os valores de excelência, paixão e comprometimento que este evento representa”; comentou o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Demian Pons.

Este ano, Scheidt receberá uma biografia chamada “Robert Scheidt — O Amigo do Vento”, que deverá ser publicada no início de junho. A obra, escrita pelo jornalista Rafael De Marco, conta em 396 páginas a história do velejador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário