Por Adriana Kelly - Assista ao Vídeo - Clique Aqui
Em uma celebração marcada pela memória e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro de São Francisco, em São Sebastião, celebrou com grande solenidade, seus 60 anos de instituição. A Missa Solene foi presidida pelo padre André Beghini Vilela, que, com palavras comoventes, relembrou trechos da história da fundação da igreja e convento, que há séculos é símbolo de evangelização e devoção no litoral norte de São Paulo.
Na ocasião, o senhor Messias de Souza, morador de São Sebastião há mais de 48 anos, esteve presente na celebração e compartilhou com a comunidade suas memórias. Ele recordou seu envolvimento com a Paróquia, especialmente no período após sua aposentadoria, quando começou a atuar como voluntário.
“Participei do desenvolvimento de 60 anos, começando em 1992, quando comecei a trabalhar aqui. Minha filha já fazia o registro do livro de casamentos, mas eu estive à frente da contabilidade do convento até 2013, quando a responsabilidade foi transferida para a igreja matriz”, afirmou Messias, emocionado. Ele fez questão de ressaltar a importância da Paróquia na vida da comunidade e seu papel na continuidade da tradição de fé e serviço na cidade.
Durante a celebração, o padre André Beghini Vilela compartilhou com a congregação, trechos do livro “Páginas da História Franciscana do Brasil”, de Frei Basílio Rower, que relatam as origens da Paróquia e do convento. Segundo o livro, os moradores da Vila Itararé, atual bairro São Francisco, ansiavam pela presença dos padres São Francisco e Santo Antônio.
Foi graças à generosidade de Antônio Coelho de Abreu e sua esposa Luzia Alves, que, em 22 de março de 1968, doaram um terreno de “cem braças de terra” para a construção do convento e igreja. Na escritura, foi solicitado que a capela existente fosse dedicada a Nossa Senhora do Amparo.
Ainda no mês de março de 1968, o então Custódio da Imaculada Conceição, Frei Pantaleão Batista, recebeu a doação do terreno, e no dia 09 de agosto, o Governador eclesiástico de São Sebastião, Dom Manuel de Araújo, concedeu a licença eclesiástica para a nova fundação.
A pedra fundamental do convento foi colocada em 11 de maio de 1664, e quatro anos depois, no dia 8 de setembro, a igreja foi oficialmente inaugurada. Desde então, o convento Nossa Senhora do Amparo se tornou o ponto de partida e chegada de toda a obra franciscana de evangelização no litoral norte de São Paulo.
Comemorando seis décadas de história, a Paróquia — instituída oficialmente em 8 de janeiro de 1965 — continua sendo um pilar de amor e comunidade em São Sebastião, um local que testemunhou a fé de gerações e segue firme em sua missão de evangelização e serviço aos necessitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário