Translate

17/09/23

Regata de Canoa Caiçara Américo Rafael de Souza

Por Edson Souza e Giliard Miguel

► Álbum: Masculino
► Álbum: Feminino
► Álbum: Prova Mista
► Álbum: Crianças
► Álbum: Bastidores

A tradicional regata de canoagem caiçara “Américo Rafael de Souza” foi disputada no domingo (17.09.2023) para: homens, mulheres e crianças. A (categoria) masculino partiu às 10h da Praia do Engenho d'Água, remando até a Praia de Santa Teresa, onde aconteceram as demais participações.

Esta ação esportiva é considerada um dos mais importantes eventos culturais e desportivos da cidade, sendo também um ponto de encontro de famílias e amantes da tradição, que se fortalece a cada ano.

Participaram das competições as comunidades de Guanxumas da Ilha dos Búzios, Prainha Santa Teresa, Serraria, Armação, Bexiga, Veloso, Bonete, Vila e Reino.

A competição foi aberta nas categorias: típica e regata no masculino e no feminino apenas em dupla. Os campeões de cada categoria ganharam cesta básica, o segundo e terceiro lugar receberam um troféu e as crianças medalhas de participação.

Após a regata, a quadra do bairro recebeu jogos de futsal como parte dos Jogos das Comunidades Tradicionais.

Américo Rafael de Souza vem de uma família de pescadores de Ilhabela; filho de Antônio Rafael, o mestre canoeiro nascido na praia Mansa, que se mudou para a região da ‘prainha’, onde cultivava sua roça, casando-se na década de 1940 com Benedita Emília Tereza de Jesus Santos.

Deste matrimônio nasceram dez filhos e um deles foi batizado como “Américo Rafael de Souza”, conhecido como um dos grandes incentivadores das tradições culturais na cidade. Ele foi homenageado em 2014, quando o seu nome passou a ilustrar a temática do evento relacionado à corrida de canoa caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário