Por Edson Souza
A Prefeitura de São Sebastião (litoral norte de São Paulo) realizou neste domingo (5) uma campanha de auxílio emergencial em parceria com o Fundo Social do Governo do Estado para arrecadar água e (itens) de necessidades básicas para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul.
Desde a última segunda-feira (29 de abril de 2024), o Rio Grande do Sul é afetado pelos temporais que atingem o estado. De acordo com o Boletim da Defesa Civil do RS, divulgado às 18h deste domingo (5), foram confirmados 78 mortos, 105 desaparecidos e 175 feridos.
Há 134,3 mil pessoas fora de casa, 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas. Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram ocorrências, afetando 844 mil pessoas. O aeroporto e a rodoviária de Porto Alegre estão fechados devido às chuvas.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade, que foi reconhecido pelo governo federal. A declaração permite que o estado solicite recursos federais para esforços de defesa civil, como assistência humanitária, recuperação de infraestrutura e restauração de serviços essenciais.
No domingo, no âmbito da campanha “São Sebastião Solidária”, foram arrecadadas 30 toneladas de água mineral, cujas doações, assim como agentes da Defesa Civil de São Sebastião, seguem em direção às cidades de Estrela e Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
Os grupos formados pela equipe da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) farão parte da missão humanitária do governo do estado de São Paulo para ajudar as vítimas da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Um total de 12 agentes voluntários, três viaturas, três botes infláveis e equipamentos para salvatagem serão deslocados de São Sebastião para as cidades de Santa Cruz e Estrela. As tarefas serão lideradas pelo Agente Voluntário da Defesa Civil, Wagner Barroso, e pelo coordenador municipal Ricardo dos Santos.
Diante da calamidade pública, o Estado do Rio Grande do Sul aceita doações através da chave PIX. Ajude doando qualquer valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário