Translate

31/08/23

Projeto de Construção do Serramar Shopping

Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba

Obras 08.07.2011 - Acervo: Serramar Shopping

Em 2009, as cidades do litoral norte de São Paulo caminhavam para uma nova fase de crescimento econômico. Na idílica Ilhabela, um hotel de luxo instalado na região sul da cidade completava seu quarto ano de sucesso.

Ao norte, um clássico beach club foi inaugurado com piscina, decks e mesas com vista para o mar. Já no centro histórico, o Yacht Club cresce anualmente com a organização da Semana de Vela de Ilhabela; o maior evento da modalidade na América do Sul.

YCI Ilhabela
Porto São Sebastião
UTGCA Caraguatatuba

Ao mesmo tempo, o projeto de expansão do porto de São Sebastião avançou significativamente e passou a ser uma alternativa de descentralização da movimentação de cargas na região sul/sudeste do estado. O porto também foi proposto para se tornar um dos polos de exploração de petróleo e gás da Bacia de Santos.

Naquela época, o governo do estado começou a trabalhar na duplicação da Rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte de São Paulo, diminuindo os problemas dos motoristas durante viagens e férias prolongadas.

A economia de Caraguatatuba deu um salto com os projetos da Petrobras, com a implantação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), aumentando a oferta no mercado brasileiro.

Nesse cenário de desenvolvimento, o Grupo Serveng percebeu a necessidade de um shopping center específico que atendesse às quatro cidades do litoral norte de São Paulo. O projeto, que investiu 70 milhões na construção, foi à primeira iniciativa da Serveng na área de centros comerciais, que visava construir um shopping moderno e ambientalmente consciente.

Com design sustentável e compromisso com a comunidade, a arquitetura do Serramar Shopping oferece um espaço aberto e integrado à natureza. O novo projeto atendeu ao conceito litorâneo, diferente de prédios fechados com ar condicionado central e lojas abertas para os corredores. Não era para ser apenas mais uma caixa de vidro, por isso a ideia foi pensada estrategicamente e imbuída de inovação.

O estudo arquitetônico foi confiado ao escritório ‘Aflalo & Gasperini Arquitetos’, que o projetou para atender às necessidades da população local e integrar-se harmoniosamente às belezas naturais de Caraguatatuba.

A estrutura horizontal substituiu o tradicional desenho vertical dos shoppings centers, criando um espaço aberto e confortável. O clima de praia foi ainda enfatizado pelo uso inovador de brises de bambu para sombrear e proteger as áreas de circulação.

Em um terreno de 163 mil m², com área construída de 35.869,66 m² e ABL de 22 727 m², o modelo de comércio ‘open mall’ que quer dizer “shopping aberto”, surgiu como um novo conceito voltado para os consumidores que buscam um ambiente mais próximo à natureza com luz natural, ventilação e áreas verdes.

Essencialmente, o Serramar Shopping representa um conjunto de lojas próximas umas das outras, oferecendo produtos e serviços diferenciados, que se tornou a maior opção de varejo de Caraguatatuba e região.

Por Edson Souza / Especial: Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário